Methought - August 2023
Monthly wrap up: what I read, watched, and listened to this month: Machiavelli, Oppenheimer, lost jazz gems, Gena Rowland's brilliance, Joan Didion's advice, Hozier's poetry, and more!
scroll down to read the English version
Caros leitores,
Agosto foi um mês devagar pra mim no quesito livros: li poucos romances e muitos artigos, em parte para o TCC e em parte para o substack. Li bastante Nietzsche mas não vou falar de tudo que li dele pois não aguento mais esse cara.
Devo dizer que senti saudades de George Eliot, mas em Outubro volto ao meu projeto de leitura Eliotiano com The Lifted Veil & Brother Jacob. Eba!
Engraçado que quando não estou muito animada com as leituras fico muito disposta a assistir filmes, e vice-versa. Por isso, no Methought desse mês vocês vão ver mais conteúdo cinematográfico do que literário, quem diria.
Antes de começar o texto de verdade, queria dizer que, enquanto escrevo isso, estou tomando um chá (Ahmed tea - english breakfast, mais conhecido como chá de chá), então fica ai minha sugestão para vocês fazerem o mesmo enquanto examinam esta requintada newsletter. Agora sim vamos lá
Livros
O Príncipe — Maquiavel
Uma leitura que fiz pro meu TCC e que me surpreendeu positivamente. Diferente do que imaginava, O Princípe é construído sobre uma escrita muito direta e clara (às vezes até engraçada), estruturada em argumentos enumerados e repletos de exemplos em forma de anedotas históricas.
Se você gostaria de saber mais sobre história Clássica ou sobre o Renascimento, é uma leitura super interessante. Mas preciso comentar uma coisa: como é que tem tanta gente querendo aplicar os “conselhos” de Maquiavel em situações cotidianas modernas, do trabalho aos relacionamentos? Depois de ter lido considero essas pessoas loucas. Maquiavel não poderia ser mais explícito quanto ao contexto que suas máximas se aplicam. Será possível que o gerente de marketing da Faria Lima realmente precisa “ser mais temido do que amado”? Me poupe né.
The Woman in White — Wilkie Collins
Talvez não tão conhecido hoje no Brasil, Wilkie Collins foi um definitivo sucesso de vendas em sua época, graças ao subgênero de ficcção vitoriana o qual ele foi um dos principais contribuintes, o Romance de Sensação, The Woman in White sendo o exemplo mais famoso.
Eu já conhecia Wilkie Collins, tendo lido The Moonstone ano passado, e devo confessar que faço parte da minoria que prefere este último à The Woman in White. Isso se deve a vários motivos que são inteiramente subjetivos, por exemplo, os personagens de The Moonstone são muito mais queridos pra mim (como o Mordomo Betteredge e o Sargento Cuff <3); e achei o mistério de TWIW meio óbvio, tendo adivinhado metade da trama e a outra metade foi menos interessante que meu palpite.
Tenho outras críticas como esteriótipos xenofóbicos e personagens femininas infantilizadas, mas sendo um romance de 1860, não poderia esperar algo diferente (infelizmente). Menciono isso porque essa foi uma das poucas vezes em que os preconceitos vitorianos atrapalharam minha apreciação da história.
Contudo, o livro é ótimo no que se propõe a ser, isto é, um romance de mistério cheio de coincidências fantásticas e elementos sensacionalistas, típico do subgênero. Interessante pensar que, apesar do sucesso de público, The Woman in White não foi muito aclamado pela crítica, já que na época os vitorianos se preocupavam muito com “aperfeiçoamento moral” através da literatura, e existia uma divisão abrupta entre “high” e “low-brow culture”. Acho essas críticas filistinas pois é absurdo exigir de um livro algo que ele jamais teve a intenção de ser. Portanto, The Woman in White funciona perfeitamente como entretenimento de ótima qualidade.
The Sacred and Profane Love Machine — Iris Murdoch
Ainda não terminei de ler esse (no momento em que escrevo li 1/3 do livro) mas estou gostando muito. Eu não lembro onde eu ouvi falar desse livro, só lembro que comprei meu exemplar usado em 2021 e ele estava encostado na estante desde então. Um dos motivos para eu ter começado meu projeto de leitura cronológica do século XX (desde o começo do ano tenho lido um romance importante de cada década) foi para me obrigar a ler livros que eu já tinha ao invés de ficar comprando novos toda vez.
The Sacred and Profane Love Machine é da década de 1970, e foi escolhido apenas pelo título (adoro o conceito que ele representa e também é o nome de uma das minhas pinturas favoritas). A história é sobre pessoas complexas em relacionamentos ainda mais complexos. Focando no psiquiatra Blaise Gavender que possui uma vida dupla (uma sagrada e uma profana), Murdoch explora temas como maternidade, envelhecimento, ilusões e suas inevitáveis frustrações, através de personagens interessantes e uma escrita belíssima, que me impressionou bastante desde o primeiro capítulo.
Ensaios & Artigos
On the uses of History for Life — Friedrich Nietzsche
Li esse ensaio de Nietzsche como base para escrever meu texto sobre A História Secreta da Donna Tartt (que você pode ler aqui). Basicamente, o filosófo defende uma diminuição da bagagem histórica no currículo acadêmico (e na mentalidade cultural em geral) — Nietzsche achava que o peso dessa bagagem estava impedindo o desenvolvimento da cultura alemã.
Influenciado pelo contexto de um pensamento historicista extremamente rígido, ao qual ele se opunha, Nietzsche considera o passado como “correntes pesadas que prendem a liberdade dos seres humanos”. Ele acreditava que o homem deseja viver como uma fera, porque a fera está constantemente no presente, isto é, não tem senso de memória e vive de forma não histórica. A maior contribuição desse ensaio foi categorizar três diferentes abordagens diante da história: Monumentalismo - uma visão Napoleônica da história; Antiquarianismo - uma percepção estática e “mofada” da história, uma obsessão com o passado de um modo que carece de nuances e dimensões (pense em Mr Casaubon em Middlemarch); Criticismo - como o nome já diz, uma abordagem que não reverencia mas julga o passado, reconhecendo vícios e virtudes.
Suas reflexões são incrivelmente pessoais — um tipo de análise semelhante à "crítica impressionista" de Walter Pater — o problema é que Nietzsche queria que essas teses fossem aceitas da mesma forma que outros escritos elaborados dentro das rígidas regras acadêmicas.
On Self-Respect — Joan Didion
Periodicamente releio esse ensaio curto mas impactante, e todo mundo deveria fazer o mesmo. É fácil esquecer as lições de vida valiosas que Didion nos oferece, e estagnar em fantasias abjetas — como ela mesmo fala, se sentir “um Raskolnikov [academico]”. Inúmeras vezes me senti assim. Vale dizer que esse é o ensaio de Joan com que mais me identifico. Por ser altamente crítica de tudo é inevitável que esse criticismo respingue de volta em mim mesma. Ela diz que “pessoas com respeito próprio têm a coragem de cometer seus erros” — dá trabalho fazer jus à essa máxima, principalmente quando se é perfeccionista.
Nos momentos de dúvida e pessimismo eis que surge Joan Didion para nos lembrar que é normal coisas darem errado e que não é preciso decidir que o mundo é injusto por isso. É necessário plantar um mínimo de resignação e confiança para que nasça o respeito próprio.
“Again, it is a question of recognizing that anything worth having has its price […] That kind of self-respect is a discipline, a habit of mind that can never be faked but can be developed […] To have that sense of one’s intrinsic worth which constitutes self-respect is potentially to have everything: the ability to discriminate, to love, and to remain indifferent”.
Leia aqui: https://www.vogue.com/article/joan-didion-self-respect-essay-1961
Filmes & Séries
Classical Period — Ted Fendt (2018)
“I wanted to take what is usually the background and make that the foreground” — Fendt
Filme esquisitíssimo, mas de um jeito bom. Resolvi assistir porque li que era sobre estudantes de literatura clássica, ou seja, não precisava dizer mais nada. Provavelmente existem no máximo 10 pessoas no mundo que iriam gostar desse filme porque sinceramente ele é muito chato. Mas mesmo assim eu adorei? Não sei, é um filme tão diferente: não tem narrativa, os atores não atuam, a câmera não se mexe… ele é composto só de pequenas cenas de diálogos entre um grupo de estudantes de Dante, discutindo a Divina Comédia e outras literaturas mais obscuras. Acho que foi a fidelidade da coisa que me conquistou: é o retrato mais real da esquisitisse que pode ser assistir nerds falando de seus interesses ultra nichados, correndo o risco de parecem pedantes ou entediantes, mas sem se importar com isso porque eles precisam falar sobre… acabei me identificando rs. Ted Fendt merece pelo menos respeito por ter ido até o fim com essa proposta zero estimulante. Achei legal essa entrvista que ele deu sobre o trabalho dele: https://mubi.com/pt/notebook/posts/why-read-the-classics-ted-fendt-discusses-classical-period
Opening Night — John Cassavetes (1977)
Esse filme é “comum” em vários sentidos, pois a narrativa é nada mais do que os conflitos externos e internos envolvendo uma companhia de teatro prestes a estrear uma nova peça “The Second Woman”, focando principalmente na atriz alcoolotra Myrtle Gordon interpretada pela esplêndida Gena Rowlands — mas ainda assim eu nunca vi nada parecido. Eu adoro encontrar obras que me apresentam novas possibilidades na arte, pois eu não sabia que existiam filmes assim. “Assim como?” você deve estar se perguntando, e me perdoe mas eu não sei explicar, você tem que assistir.
Eu fiquei me perguntando como Cassavetes conseguiu retratar tão bem o quão psicologicamente complicado o processo de envelhecimento feminino pode ser, em certos contextos é a pior coisa que pode acontecer a uma mulher. O envelhecer em Opening Night possui 3 camadas metalinguisticas: Myrtle, inconformada com sua personagem que na visão dela é reduzida a “ser velha”, constantemente improvisa suas falas nos ensaios e nas apresentações, só que a própria Gena improvisa os improvisos de Myrtle improvisando em “The Second Woman”. É tipo se as peças dentro de peças de Hamlet fossem freestyle. E nem o espectador fictício nem o real sabe distinguir o que é o que — tornando a experiência incrivelmente estimulante. Tem muito mais para ser dito sobre mas eu não quero dar spoiler. Por isso repito: assistam!!!!!!
Bem da pra ver que achei esse filme genial. Uma das frases que mais marcou é dita por Ben Gazzara para Gena, e diz bastante sobre essa história: “você não é mais uma mulher para mim. você é uma profissional” — só se pode ser uma se a outra for sacrificada.
Oppenheimer — Christopher Nolan (2023)
Um daqueles filmes que, tal qual Babylon (2022), só funciona se visto no cinema. Eu gosto muito dos filmes do Nolan apesar de nunca serem favoritos. Acho todos os filmes dele igualmente satisfatórios mas muito parecidos entre si, o que não é necessariamente um defeito. Tudo isso para dizer que apesar de ter adorado Oppenheimer, ele não me surpreendeu em absolutamente nada, não sei explicar mas eu meio que sabia exatamente o que eu ia assistir antes mesmo de entrar no cinema. A sorte de Nolan é que ele é muito bom no que faz, e ai o fator previsibilidade não prejudica em nada a experiência.
The Long Goodbye — Robert Altman (1973)
Antes de mais nada gostaria de agradecer a Kleber Mendonça Filho por ter colocado esse filme como um de seus favoritos no Letterboxd, porque foi assim que eu descobri essa maravilha que é The Long Goodbye. Em seguida gostaria de me desculpar publicamente pois eu só conhecia Elliott Gould primeiro como o pai de Monica e Ross em Friends, segundo como marido de Barbra Streisand — mal sabia eu que ele era um ator incrivel por si só. Todo dia a gente aprende alguma coisa que todo mundo já sabia não é mesmo?
Tendo assistido apenas dois filmes de Robert Altman (esse e Gosford Park que eu amo de paixão) não acho que o conheço o suficiente para formar uma opinião concreta, só sei que o cara tem muito bom gosto. A sinopse é bem simples: um detetive (Gould) tenta inocentar o amigo de um crime que ele acha que esse amigo não cometeu. Recomendo assistir na companhia de um avô ou um pai mais velho, é bem o tipo de humor deles (mas eu, uma jovem menina, dei muitas risadas mesmo assim).
Sleepless in Seattle — Nora Ephron (1993)
Ninguém jamais fez ou fará uma comédia romântica no mesmo nível de excelência de Nora Ephron. Nesse assunto a mulher é um gênio. Os filmes dela trazem um conforto e uma nostalgia — mesmo para mim que não vivi os anos 90 — junto com uma honesta simplicidade emocional e roteiros muito bem escritos. O carisma de Meg Ryan é irresistível e o tempo todo eu só pensando como queria o guarda-roupa dela para usar no outono em Nova York. Realmente não se fazem mais rom-coms genuínas como antigamente… cansada de filmes self-aware, meta irônicos, remakes satíricos ou sei lá mais o que. Cansei de disrupção de clichês. Nós garotas só queremos vivenciar indiretamente a concretização de uma impossibilidade! E sentir que o romance não é ridículo e que não seremos “menos feministas” por isso. Que saco!
Música
Emily Remler
Descobri recentemente, enquanto explorava o Spotify, essa artista que o Jazz Times chamou de “gigante esquecida da guitarra de jazz”. Depois de escutar repetidamente durante semanas o álbum Firefly, composto apenas de covers (mas ela também tem composições originais), me apaixonei pela naturalidade com que ela toca, ela é tão suave e limpa que você esquece que tem uma mão humana por trás daquele som.
Emily fez sucesso a partir do final da década de 70, mas foi uma trajetória curta: ela era viciada em heroína e morreu com apenas 32 anos. Durante sua carreira ela gravou álbuns de diferentes estilos de jazz, ela gostava de ritimos brasileiros e inclusive acompanhou Astrud Gilberto.
Eu gosto de escutar jazz ou música clássica enquanto escrevo, leio, ou faço café da manhã, em qualquer atividade que exija tranquilidade e concentração, e atualmente ela é minha primeira opção.
Hozier (de novo) — finalmente temos o Unreal/Unearth
Repito tudo que eu disse na newsletter passada e digo mais: ele superou minhas expectativas! No dia que saiu escutei o album com calma do começo ao fim e eu fiquei emocionada de verdade, é uma obra completa em si mesma, sonoramente e poeticamente (lyrically) perfeita, dá pra ver que ele pensou em cada detalhe, é um album muito coeso. Minhas favoritas no momento são: De Selby (part 1 & 2), Francesca, First Time, All Things End and Unkown / Nth
Joan Baez e Bob Dylan cantando It Ain’t Me Babe
Gosto muito do folk americano dos anos 60-70, minhas artistas favoritas do gênero são Joan Baez e Joni Mitchell. Semana passada me deparei com um video de um dueto entre Joan e Bob Dylan cantando “It ain’t me babe” (que eu amo), e quando fui investigar descobri que eles tiveram um romance! Que casal. Eu fiquei encantada pelo vídeo deles dois porque a performance é uma bagunça genuína e romântica: eles riem, cantam fora de sintonia, bob dá um grito horroroso, alguém da plateia joga um chapéu. Não imagino esse tipo de espontaneidade hoje em dia:
Obrigada por lerem Methinks, até mês que vem!
Dear readers,
August was a slow month for me in terms of books: I read few novels and lots of articles, partly for my final undergrad thesis and partly for the substack. I read a lot of Nietzsche, but I'm not going to talk about everything I've read by him because I can't stand this guy any more.
I have to say I missed George Eliot, but in October I'll get back to my Eliotian reading project with The Lifted Veil & Brother Jacob. Yay!
For some reason, when I'm not very excited about reading, I'm very eager to watch films and vice versa. That's why in this month's Methought you'll see more cinematic content than literary, who would have thought?
Before I start the actual text, I'd like to mention that I'm having tea as I write this (Ahmed tea - English breakfast, better known as tea-flavoured tea), so here's my suggestion for you to do the same while perusing this exquisite newsletter. Now let's get to it
Books
The Prince — Machiavelli
I read this book for my thesis and I was positively surprised. Unlike what I imagined, The Prince is built on very direct and plain writing (sometimes even funny), structured in enumerated arguments and full of examples in the form of historical anecdotes.
If you're into classical history or the Renaissance, it's a very interesting read. But I have to address one thing: how come so many people want to apply Machiavelli's ‘advice’ to modern everyday situations, from work to relationships? After reading it, I think these people are crazy. Machiavelli couldn't be more explicit about the context in which his maxims apply. Is it possible that the marketing-manager-fintech bro really needs to ‘be more feared than loved’? These guys need to relax.
The Woman in White — Wilkie Collins
I already knew Wilkie Collins, having read The Moonstone last year, and I must admit I'm part of the minority who prefer it to The Woman in White. This is due to various reasons that are entirely subjective, for example, the characters in The Moonstone are much more dear to me (like the Butler Betteredge and Sergeant Cuff <3); and I found the mystery of TWIW a bit obvious, having guessed half the plot and the other half was less interesting than my guess.
I have other criticisms such as xenophobic stereotypes and infantilised female characters, but being a novel from 1860, I couldn't expect anything less (unfortunately). I mention this because it was one of the few times that Victorian prejudices got in the way of my enjoyment of the story.
However, the book is great at what it sets out to be, namely a mystery novel full of fantastic coincidences and sensationalist elements, typical of the Sensation fiction sub-genre. It's interesting to think that, despite its general success, The Woman in White wasn't very critically acclaimed, since at the time the Victorians were very concerned with ‘moral improvement’ through literature, and there was a sharp division between ‘high’ and ‘low-brow culture’. I find these criticisms philistine because it's absurd to demand a book something it was never intended to be. Therefore, it works perfectly well as good-quality entertainment.
The Sacred and Profane Love Machine — Iris Murdoch
I haven't finished reading it yet (as I write I've read 1/3 of the book) but I'm really enjoying it. I don't remember where I heard about it, I just remember that I bought my used copy in 2021 and it has been sitting on my bookshelf ever since. One of the reasons I started my 20th-century chronological reading project (I've been reading an iconic book from each decade since the beginning of the year) was to force myself to read books I already had instead of buying new ones every time.
The Sacred and Profane Love Machine is from the 1970s and was chosen purely for its title (I love the concept it represents and it's also the name of one of my favourite paintings). The story is about complex people in even more complex relationships. Focussing on the psychiatrist Blaise Gavender, who has a double life (one sacred and one profane), Murdoch explores themes such as motherhood, ageing, illusions and their inevitable frustrations, through interesting characters and beautiful writing, which impressed me from the very first chapter.
Essays & Articles
On the uses of History for Life — Friedrich Nietzsche
I read this essay by Nietzsche as a basis for writing my text on Donna Tartt's The Secret History (which you can read here). Basically, the philosopher argues for a decrease of historical baggage in the academic curriculum (and in the cultural mentality in general) — He felt that the weight of this baggage was hindering the development of German culture.
Influenced by the context of extremely rigid historicist thinking, which he opposed, Nietzsche considered the past to be ‘heavy chains that bind the freedom of human beings’. He believed that man wants to live like a beast because the beast is constantly in the present, that is, it has no sense of memory and lives in a non-historical way. The greatest contribution of this essay was to categorise three different approaches to history: Monumentalism — a Napoleonic view of history; Antiquarianism — a static and ‘mouldy’ perception of history, an obsession with the past in a way that lacks nuance and dimension (think of Mr Casaubon in Middlemarch); Criticism — as the name implies, an approach that doesn't revere but judges the past, recognising vices and virtues.
His reflections are incredibly personal — a type of analysis similar to Walter Pater's ‘impressionist criticism’ — the problem is that Nietzsche wanted these theses to be accepted in the same way as other writings produced within the strict rules of academia.
On Self-Respect — Joan Didion
I periodically re-read this short but poignant essay, and everyone should do so too. It's easy to forget the valuable life lessons she offers us, and to stagnate in abject fantasies — as she puts it, to feel like ‘an [academic] Raskolnikov’. I've felt that way countless times. It's worth saying that this is the essay by Joan I most relate to. As I am highly critical of everything, it is inevitable that this criticising splashes back onto myself. She says that ‘people with self-respect have the courage of their mistakes’ — it takes work to live up to that maxim, especially when you're a perfectionist.
In moments of doubt and pessimism, Joan Didion comes along to remind us that it's normal for things to go wrong and that we don't have to decide the world is foul because of this. It's necessary to plant a minimum of resignation and confidence so that self-respect can sprout.
‘Again, it is a question of recognizing that anything worth having has its price […] That kind of self-respect is a discipline, a habit of mind that can never be faked but can be developed […] To have that sense of one’s intrinsic worth which constitutes self-respect is potentially to have everything: the ability to discriminate, to love, and to remain indifferent.’
Read here: https://www.vogue.com/article/joan-didion-self-respect-essay-1961
Films & Series
Classical Period — Ted Fendt (2018)
‘I wanted to take what is usually the background and make that the foreground’ — Fendt
A terribly weird film, but in a good way. I decided to watch it because I'd read it was about students of classic literature, in other words, say no more. There are probably 10 people in the world at best who would like this film because, frankly, it's so boring. But I still loved it? I don't know, it's such a different film: there's no narrative, the actors don't act, the camera doesn't move... it just consists of short scenes of dialogue between a group of Dante students, discussing the Divine Comedy and other more obscure literature. I think it was the faithfulness of the thing that won me over: it's the truest portrayal of how weird it can be to watch nerds talking about their ultra-niche interests, at the risk of sounding pedantic or boring, but not caring because they need to talk about... I ended up relating to it lol. Ted Fendt at least deserves respect for having gone all the way with this zero-stimulus proposal. I thought this interview he gave about his work was nice: https://mubi.com/pt/notebook/posts/why-read-the-classics-ted-fendt-discusses-classical-period
Opening Night — John Cassavetes (1977)
This film is ‘ordinary’ in many ways, as the narrative is nothing more than the external and internal conflicts involving a theatre company about to premiere a new play ‘The Second Woman’, focusing mainly on the alcoholic actress Myrtle Gordon played by the splendid Gena Rowlands - but I've never seen anything like it. I love finding works that present me with new possibilities in art, because I didn't know films like this existed. ‘Like what?’ you may be asking yourself, and forgive me but I can't explain it, you have to watch it.
I wondered how Cassavetes managed to portray so well how psychologically complicated the female ageing process can be, in certain contexts, it's the worst thing that can happen to a woman. Ageing in Opening Night has three metalinguistic layers: Myrtle, dissatisfied with her character, who in her view is reduced to ‘being old’, constantly improvises her lines in rehearsals and performances, but Gena herself improvises Myrtle's improvisations in ‘The Second Woman’. It's as if the plays within plays in Hamlet were freestyle. And neither the fictional viewer nor the real one can tell what's what — making for an incredibly engrossing experience. There's a lot more to say about it, but I don't want to spoil it. So I repeat: watch!!!!!!
Well, you can see that I thought this film was brilliant. One of the most striking lines is said by Ben Gazzara to Gena, and it says a lot about this story: ‘You're not a woman to me anymore. you're a professional’ — you can only be one if the other is sacrificed.
Oppenheimer — Christopher Nolan (2023)
One of those films that, like Babylon (2022), only works if you watch it in the cinema. I like Nolan's films a lot, even though they're never my favourites. I find all his works equally satisfying but very similar to each other, which isn't necessarily a fault. All this to say that although I loved Oppenheimer, it didn't surprise me at all, I can't explain it but I kind of knew exactly what I was going to see before I even entered the cinema. Fortunately for Nolan, he's very good at what he does, so the predictability factor doesn't detract from the viewing experience at all.
The Long Goodbye — Robert Altman (1973)
First of all, I'd like to thank Kleber Mendonça Filho for putting this film as one of his favourites on Letterboxd because that's how I discovered the marvel that is The Long Goodbye. Next, I'd like to publicly apologise for only knowing Elliott Gould firstly as Monica and Ross's dad in Friends and secondly as Barbra Streisand's husband — little did I suspect that he was an incredible actor in his own right. Every day we learn something that everyone else already knows don't we?
Having only seen two films by Robert Altman (this one and Gosford Park, which I absolutely adore) I don't think I know him well enough to form a concrete opinion, I just know the guy has really good taste. The synopsis is very simple: a detective (Gould) tries to clear his friend of a crime he doesn't think he committed. I recommend watching it in the company of a grandad or an older father, it's very much their kind of humour (though I, a young woman, laughed a lot anyway).
Sleepless in Seattle — Nora Ephron (1993)
No one has ever made or will ever make a romantic comedy at the same level of excellence as Nora Ephron. The woman is a genius in this field. Her films bring comfort and nostalgia — even for me who didn't live through the 90s — along with an honest emotional simplicity and very well-written scripts. Meg Ryan's charisma is irresistible and the whole time I kept thinking how much I wanted her wardrobe to wear in autumn in New York. They really don't make genuine rom-coms like they used to... I'm tired of self-aware, meta-ironic movies, satirical remakes or whatever. I'm tired of disrupting clichés. The girls just want to vicariously live the actualisation of an impossibility! And to feel that romance isn't ridiculous and that we won't be ‘less feminist’ for it. Sigh
Music
Emily Remler
I recently discovered, while exploring Spotify, this artist who Jazz Times called the ‘forgotten giant of jazz guitar’. After listening repeatedly for weeks to her album Firefly, made up only of covers (but she also has original compositions), I fell in love with the effortlessness with which she plays, it's so smooth and clean that you forget there's a human hand behind the sound.
Emily was successful from the late 1970s onwards, but it was a short path: she was addicted to heroin and died aged just 32. During her career she recorded albums in different jazz styles, she liked Brazilian rhythms and even accompanied Astrud Gilberto.
I like to listen to jazz or classical music while I write, read, make breakfast, do anything that requires calm and concentration, and she's currently my first choice.
Hozier (again) — we finally have Unreal/Unearth
I repeat everything I said in the last newsletter and I'll say it even more: it exceeded my expectations! The day it came out I listened to the album calmly from start to finish and I was truly moved, it's a work complete in itself, sonically and lyrically perfect, you can see that he thought of every detail, it's a very cohesive album. My favourites at the moment are: De Selby (part 1 & 2), Francesca, First Time, All Things End and Unkown / Nth
Joan Baez and Bob Dylan singing It Ain’t Me Babe
I really like American folk music from the 1960s-70s, and my favourite artists in the genre are Joan Baez and Joni Mitchell. Last week I came across a video of a duet between Joan and Bob Dylan singing ‘It ain't me babe’ (which I love), and when I went to investigate I discovered that they had a romance! What a couple. I was enchanted by the video of the two of them because the performance is a genuine, romantic mess: they laugh, they sing out of tune, Bob screams horribly, someone from the audience throws a hat. I can't imagine that kind of spontaneity nowadays:
thank you for reading Methinks, see you next month!
sempre bem escrito e ótimas recomendações!!
Suas indicações são sempre as melhores Julia, obrigada por compartilhar conosco <3